xilitol_verita_saudavel_verdade-1024x683.png

Porque usamos eritritol e não xilitol em nossos produtos?

Já é sabido que adoçantes artificiais como aspartame, ciclamato e sacarina podem causar sérios prejuízos à saúde como aumento do risco de cânceres, diabetes tipo 2 e até ganho de peso. E que os adoçantes naturais como eritritol, xilitol e stévia são melhores escolhas quando é preciso substituir o açúcar.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que o eritritol tem algumas vantagens em relação ao xilitol e é por isso que escolhemos esse adoçante para substituir o açúcar em nossas receitas.

Tanto o eritritol quanto o xilitol são edulcorantes naturais do grupo dos poliois, álcoois de açúcar, encontrados naturalmente em frutas e outros vegetais e considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde para consumo humano, assim como a stévia. Ambos também não possuem sabor residual. A grande diferença deles está no teor de carboidratos.  Embora o xilitol tenha baixo índice glicêmico e não aumente os níveis de insulina, ele tem uma considerável quantidade de carboidratos – em 100g de xilitol há 60% da quantidade de carboidratos e calorias que há na mesma quantidade de açúcar. Para aqueles que precisam restringir a quantidade de carboidratos e calorias da dieta, como os que estão em dieta low carb, cetogênica, dietas para perda de peso, diabetes tipo 2 e  diabetes gestacional, essa quantidade pode interferir negativamente no  tratamento dietético da doença.

O eritritol, por sua vez, possui uma quantidade de carboidratos insignificante, próxima de zero, além de ter índice glicêmico zero e não interferir nos níveis de insulina, sendo, portanto, mais indicado para pessoas que precisam restringir calorias e carboidratos da dieta. Estudos também demonstram que a ingestão de eritritol estimula a liberação dos hormônios GLP-1 e CCK, ambos relacionados à saciedade, gerando um efeito de desacelerar o esvaziamento gástrico. 

Outra vantagem do eritritol em relação ao xilitol é que o xilitol pode causar distensão abdominal, gases, diarreia, desconfortos gástricos e piorar sintomas da Síndrome do Intestino Irritável enquanto que o eritritol não costuma causar esses incômodos.

É por todos esses motivos que optamos por uma mistura de eritritol e stévia para adoçar os produtos sem açúcar da Veritá. Além de ser um adoçante totalmente natural e sem sabor residual, ainda pode te ajudar no tratamento de diversas doenças, e o melhor – sem efeitos colaterais. Fazemos sempre a melhor escolha pela sua saúde!

Inscreva-se em nossa Newsletter

E fique por dentro das novidades da Veritá.

Veritá! Saudável de verdade

Proporcionamos aos nossos clientes opções verdadeiramente saudáveis, pensadas do início ao fim que agregam ao valor nutricional, praticidade e sabor, sem abrir mão do valor afetivo dos alimentos

Contato

35.377.960/0001-50 | DAIMOND REPRESENTAÇÃO E COMÉRCIO. Todos os direitos reservados.

Veritá Saudável de Verdade!

Proporcionamos aos nossos clientes opções verdadeiramente saudáveis, pensadas do início ao fim que agregam ao valor nutricional, praticidade e sabor, sem abrir mão do valor afetivo dos alimentos

Menu